QUEM SOMOS

É uma associação de Militares Estaduais Maçons do Estado do Rio de Janeiro, Oficiais ou Praças, ativos ou inativos, regulares ou não, pertencentes a qualquer Potência Maçônica Regular estabelecida no Estado do Rio de Janeiro.

É regida por um Estatuto e dirigida por uma Diretoria Executiva cujo Presidente é denominado Venerável Confrade. Todos os associados da Confraria são denominados Confrades.

A Confraria Tiradentes tem por objetivo congregar os Militares Estaduais Maçons, conforme dito anteriormente, além de todos os Irmãos Maçons. Tem por finalidade promover reuniões, debates, eventos sociais e culturais, excursões e viagens, tudo com o objetivo de estreitar os laços de amizade e fraternidade entre os Confrades, propiciando bem estar e lazer a seus integrantes e familiares.

A Confraria Tiradentes reunir-se-á nas terceiras sexta feira de cada mês em almoço de confraternização, às 13 horas na sede da Associação dos Militares Estaduais ( antigo Clube de Oficiais da PM e BM) situada na Rua Camerino 114, Centro RJ.

Foi fundada em 11 de novembro do corrente ano e teve sua primeira Diretoria empossada em 4 de dezembro de 2009.

A Confraria Tiradentes tem seus Militares Estaduais como Confrades Fundadores, aqueles que assinaram o livro de presença na Fundação, e Confrades Natos, os que se incorporarem após aquela data. A estes Confrades são devidos os direitos de votar e serem votados nas Assembléias, nas condições expressas no Estatuto.

A Confraria Tiradentes também será freqüentada por outra categoria de Confrades que denominamos de Confrade Irmão. Estes são igualmente maçons pertencentes a categorias profissionais diversas da dos Fundadores e Natos, e após admitidos na Confraria poderão participar de todas as atividades sociais, culturais e demais eventos promovidos pela Confraria Tiradentes.

A Confraria Tiradentes por sua Diretoria poderá ainda admitir Honorários, Beneméritos e Grandes Beneméritos. Essas categorias de Confrades são destinadas a agraciar pessoas da comunidade ou mesmo da Maçonaria que tenham se destacado em prol da Comunidade e da nossa Instituição, na forma definida no Estatuto.

A Confraria Tiradentes terá também um Departamento Feminino dirigido pelas cunhadas, esposas dos seus dirigentes, com o intuito de auxiliar na divulgação dos eventos da Confraria e criar seus próprios eventos exclusivos às cunhadas.

Essas são apenas algumas palavras para definir os propósitos da novel instituição fundada. O crescimento da Confraria Tiradentes e o alcance de seus objetivos, só serão possíveis, com a participação de todos os seus Confrades.

A Confraria Tiradentes tem como seu presidente de Honra, o Soberano Grande Comendador do Sacro Colégio, do Supremo Conselho do Brasil do grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, Confrade Irmão ENYR DE JESUS DA COSTA E SILVA.

Esperamos poder realizar o que sonhamos e idealizamos.

A DIREÇÃO EXECUTIVA

Agenda Agosto - 2014

DIA 15 – ALMOÇO - COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇOM E DO DIA DOS PAIS

Agenda Completa de 2014

Em sua vida profana registramos sua participação efetiva no Governo do Pres Juscelino Kubitscheck, de quem foi Assessor Particular, foi proprietário do laboratório que produzia o medicamento “ Um Minuto”, ajudou a fundar a rede das Pioneiras Sociais, foi Tesoureiro da Cruz Vermelha Brasileira e funcionário do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, onde se aposentou.
Leia Mais...

- Ary Charuto -

Design Ojeda_Online