SESSÃO SOLENE DE FUNDAÇÃO - 11/11/2009

 

Seqüência da Solenidade:

O Mestre de Cerimônias Irmão Waldir Cristóvão convidou o Confrade Irmão Paulo Tavares de Lima, Presidente da AOMAI ( antigo COR) para dar inicio a Solenidade de Fundação da Confraria Tiradentes Dirceu Gonçalves de Lima e o Irmão Walmir

para secretariar os trabalhos. O Presidente Paulo Tavares convidou o Ten Cel Anaide, Presidente da AME/RJ e o Cel José Maria, Vice Presidente da AME/RJ, para comporem a Mesa Diretora

Ato seguinte foi cantado pelos presentes o Hino Nacional

Em seguida o Irmão Paulo Tavares, comunicou à Assembléia que por decisão dos Confrades que participaram das sessões preparatórias com o intuito de fundar esta Confraria, foram designados para compor a primeira Diretoria os irmãos a seguir enunciados com mandato de dois anos a partir da Solenidade de Instalação e Posse da Diretoria a ser realizada em 4 de dezembro.

• Presidente e Venerável Confrade Irmão: DIRCEU GONÇALVES DE LIMA
• Vice-Presidente e Vice-Veneravel Confrade Irmão: JOSÉ CARLOS DIAS
• Confrade Irmão Orador: EDSON FORTES RANGEL
• Confrade Irmão Secretário: WALNIR LIMA ALMEIDA
• Confrade Irmão Tesoureiro: JOSÉ BAPTISTA DOS ANJOS
• Confrade Irmão Chanceler: MARCO AURÉLIO ARAUJO TEIXEIRA
• Confrade Irmão Animador Cultural: WALDIR VIEIRA CRISTOVÃO
• Confrade Irmão Comunicador Social: PAULO TAVARES DE LIMA

A seguir o Irmão Paulo Tavares conclamou os Confrades presentes a se manifestarem sobre a Diretoria apresentada, sendo a mesma aprovada com uma calorosa salva de palmas.

Ato contínuo o Irmão Paulo Tavares convidou o Irmão Dirceu Gonçalves de Lima a assumir a Presidencia dos Trabalhos que a seguir declarou a seguinte frase: “sob a proteção do Grande Arquiteto do Universo e sob as Luzes do Sapientíssimo Confrade Irmão Ary Azevedo de Moraes, que partiu recentemente para o Oriente Eterno”, está aberta a Sessão Solene de Fundação da Confraria Tiradentes;

A seguir usou da palavra o Confrade Irmão Edson Fortes Rangel, que fez breve alocução sobre a “Confraria Tiradentes”, suas finalidades e objetivos

O Venerável Confrade anunciou que a seguir faria correr o Tronco Administrativo, rogando aos Confrades Irmãos que sejam generosos em seus corações, para que a Confraria disponha do aporte financeiro à consecução de seus objetivos;

A Seguir usaram da palavra o Ten Cel Anaide, Presidente da AME e o Venerável Confrade que ao término anunciou o encerramento da Solenidade convidando os presentes para uma foto e em seguida a um coquetel.

Discurso proferido pelo Irmão Dirceu, Venerável Confrade Presidente

• Ilustríssimos Senhores que compõem a Mesa Diretora
• Meus Confrades Irmãos

Hoje se estabelece um novo marco na Maçonaria Fluminense, quiçá na Maçonaria Brasileira.

Congregar os Confrades Irmãos, fraternamente, em torno de ideais comuns, sempre foi um dos pilares do fortalecimento de nossa Sacrossanta Instituição.

No momento em que conclamamos todos os componentes da Arte Real a se aglutinarem, unindo-se aos Militares Estaduais Maçons que ora passam a constituir a mais nova célula viva da Maçonaria Universal, outro não é o nosso objetivo que fortalecer as nossas colunas, expandir a nossa fraternidade e buscar cada vez mais, e, incessantemente, o aperfeiçoamento do homem, perseguindo uma sociedade mais justa, equânime e solidária.

Realizamos, assim, um sonho antigo de vermos os “militares estaduais unidos”, em torno de objetivos comuns, interagindo com todos os nossos Irmãos, buscando através dessa relação à difusão de nossas idéias, de nossos anseios, de nossas expectativas, de nossas angústias e do quanto somos potentes e capazes no mister da busca pela paz e da harmonia em sociedade.

Não queremos ser mais uma voz em clamor, e, sim, a voz que respeitada e ouvida, ecoará nos quatro cantos de nosso Estado, em busca dos reclamos desta população sofrida.

Não queremos ser uma nova Loja Maçônica, e, sim, a união de todas as Potências Regulares e de todos os Confrades Irmãos, verdadeiramente Maçons.

Dentro dessa filosofia, invocamos as Luzes de nosso saudoso Irmão, Companheiro e Amigo que atendendo ao chamamento do Grande Arquiteto do Universo, partiu recentemente para o Oriente Eterno, e que de onde está, com certeza absoluta, regozija-se pela iniciativa, pois dele trazemos todo o ensinamento transmitido ao longo dos anos, sabendo que nossas idéias sempre convergiram em prol do bem e da fraternidade entre os Irmãos – trata-se do Sapientíssimo Confrade Irmão Ary Azevedo de Moraes que deixará gravado em todos os documentos produzidos em nossa Confraria, a frase que intitulou seu último livro editado: “Eu vi e vivi”, à qual nós acrescentamos: “Confrade Aryxaruto – In Memoriam”.

Aos valorosos Confrades Irmãos que acreditaram e confiaram na idéia, aliados de primeiro momento, não poderíamos deixar de agradecer, nominalmente, Confrades Irmãos: Edson Fortes Rangel, Ênio Rodrigues Bastos, José Baptista dos Anjos, José Carlos Dias, Marco Aurélio Araujo Teixeira, Paulo Tavares de Lima, Waldir Vieira Cristovão e Walnir Lima Almeida, citados em ordem alfabética, pois, injusto seria se de forma desigual os relacionássemos por ordem de importância ou cargo assumido, já que todos têm colaborado, e muito, na consecução de nossos objetivos.

Agradecimento especial também registramos à Diretoria da AME/RJ, na pessoa de seu Presidente Ten Cel Dílson Ferreira de Anaide que nos acolheu em sua sede e que tem nos dado o apoio necessário ao desenvolvimento de nossos trabalhos e nos franqueado a trincheira da luta pelo nosso fortalecimento.

Não poderia ser diferente o agradecimento que fazemos neste momento ao nosso queridíssimo Soberano Grande Comendador do Sacro Colégio, do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, Confrade Irmão Enyr de Jesus da Costa e Silva, que entendendo a importância da Organização que hoje é fundada, não se furtou a emprestar seu respeitabilíssimo nome para a destacada posição de Presidente de Honra de nossa Confraria. Temos a certeza que doravante todas as nossas ações serão respaldadas, pela grandeza e magnitude de sua presença entre nós, portanto, represento penhoradamente o agradecimento de todos os Confrades Irmãos que se sentem orgulhosos pela sua aceitação e sua profícua liderança.

Agradecemos também, a todos os Confrades Irmãos presentes, Confrades Fundadores, que acolheram ao nosso chamamento e que com suas presenças fortalecem os nossos ideais e que doravante, temos a certeza, serão verdadeiros aliados e serão os aglutinadores de novos Irmãos que se tornarão Confrades assíduos às nossas reuniões.

Não escolhemos ao acaso esse dia para a Fundação de nossa Confraria Tiradentes, a data de hoje encerra números significativos de nosso esoterismo, senão vejamos: 11 de novembro de 2009, seu desdobramento nos mostra 11 do 11 de 2009 que somando redunda em outro 11 e que todos somados nos revelam o 33, número emblemático que significa o mais alto grau da Escada de Jacó, para o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Finalmente, agradecemos ao Grande Arquiteto do Universo que nos dá ânimo e que nos ilumina com as Luzes da Sabedoria, da Força e da Beleza, nos conduzindo a trabalhos profícuos, legais, justos e perfeitos.

Conclamamos a todos para a Sessão Solene de Instalação, com a posse da Diretoria a se realizar, neste mesmo local, no dia 4/12/2009 (sexta-feira), às 17h00min. Para esta Solenidade estão convidados todos os Maçons, independente de potência e regularidade.

Dispomos de convites com o Confrade Irmão Hospitaleiro.

Damos por encerrada a Sessão.

CONFRADES FUNDADORES

Os Confrades irmãos abaixo relacionados são os que assinaram a Ata de Fundação da Confraria Tiradentes e desta forma são os FUNDADORES.

1) DIRCEU GONÇALVES DE LIMA

2) MARCO AURÉLIO ARAUJO TEIXEIRA

3) WALNIR LIMA ALMEIDA

4) PAULO TAVARES DE LIMA

5) LOURIVAL CORREIA DE LIMA

6) DINALDO RIBEIRO

7) CELSO LUIZ AMORIM SEGTOVICH

8) GILSON DA SILVA MONTEIRO

9) CELSO MANOEL DOS ANJOS

10) ELSON COSTA

11) WALDIR VIEIRA CRISTOVÃO

12) NILSON PINTO MADUREIRA

13) ARLAN LICURGO EGITO

14) JOSE BAPTISTA DOS ANJOS

15) EDSON FORTES RANGEL

16) ENIO RODRIGUES BASTOS

17) JORGE LODI BATALHA

18) CESAR MUNIZ

19) GUBIERI MOTTA

20) ANTONIO JORGE NOGUEIRA CARDOSO

21) ECLAIR PEDRO DA SILVA

22) GEUDO GOMES DE MORAES

23) CARLOS ROBERTO VARELLA DE BRITO

24) SEBASTIÃO CARLOS MEIRELES DE ANDRADE

25) PAULO SERGIO RAMOS BARBOZA

26) PEDRO JOSAFÁ DE OLIVEIRA

27) PAULO FREDERICO BORGES CALDAS

28) CARLOS FERNANDO FERREIRA BELLO

29) JOSE CARLOS DIAS

30) SEBASTIÃO LIMA DAS NEVES FILHO

Agenda Agosto - 2014

DIA 15 – ALMOÇO - COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇOM E DO DIA DOS PAIS

Agenda Completa de 2014

Em sua vida profana registramos sua participação efetiva no Governo do Pres Juscelino Kubitscheck, de quem foi Assessor Particular, foi proprietário do laboratório que produzia o medicamento “ Um Minuto”, ajudou a fundar a rede das Pioneiras Sociais, foi Tesoureiro da Cruz Vermelha Brasileira e funcionário do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, onde se aposentou.
Leia Mais...

- Ary Charuto -

Design Ojeda_Online