SESSÃO SOLENE DE INSTALAÇÃO E POSSE DA DIRETORIA - 04/12/2009

Seqüência da Solenidade:

O Mestre de Cerimônias Irmão Waldir Cristóvão convidou o Veneravel Confrade Irmão Dirceu Gonçalves de Lima para dar inicio a Solenidade de Instalação e Posse da Diretoria Eleita da Confraria Tiradentes.

Assumindo os trabalhos o Irmão Dirceu convidou o Confrade Secretário Irmão Walmir para secretariar os trabalhos e os Confrade Fundador Irmão Deputado Paulo Ramos, o Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, Irmão Eduardo Gomes de Souza, o Cel PM Jose Maria, Vice Presidente da AME/RJ, o Irmão Gilson Monteiro, representante do Soberano Comendador para o R E A A e o Irmão Berimbau, representante da Confraria São João para comporem a Mesa Diretora.

Ato seguinte foi cantado pelos presentes o Hino Nacional.

Em seguida o Venerável Confrade Irmão Dirceu chamou os Confrades Irmãos Fundadores, eleitos para a Primeira Diretoria da Confraria a assinarem o livro de Posse.

A seguir usou da palavra o Confrade Irmão Edson Fortes Rangel, que fez breve alocução sobre a “Confraria Tiradentes”, suas finalidades e objetivos.

Usaram da palavra em seguida os Irmãos Deputado Paulo Ramos, Grão Mestre Eduardo Gomes de Souza, Gilson Monteiro e o Cel Jose Maria, todos ressaltando a importância para a maçonaria e para as Corporações Militares Estaduais, da organização fundada.

O Venerável Confrade anunciou que a seguir faria correr o Tronco Administrativo, rogando aos Confrades Irmãos que sejam generosos em seus corações, para que a Confraria disponha do aporte financeiro à consecução de seus objetivos;

O Venerável Confrade usou da palavra e ao término anunciou o encerramento da Solenidade.

DISCURSO DO VENERAVEL CONFRADE PRESIDENTE
4/12/2009

• Exmo. Sr. Deputado Paulo Ramos, Confrade Irmão Fundador
• Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro Irmão Eduardo Gomes de Souza
• Irmão Gilson Monteiro, representante do Soberano Comendador Irmão Enyr de Jesus da Costa e Silva
• Irmão Berimbau, representando a Confraria de São João, nossa Madrinha
• Ilmo. Sr. Cel Jose Maria, Vice Presidente da AME/RJ
• Meus Confrades Fundadores
• Meus Confrades Irmãos

Consolida-se hoje, o marco lançado no dia 11 de novembro, quando da Fundação de nossa Confraria.
Somos um grupo de idealistas, acreditamos numa sociedade mais justa, mais forte, perseguimos uma fraternidade não utópica, em que os Irmãos, realmente sejam Irmãos e que as diferenças sejam somente semânticas e nunca desagregadoras.

Como já afirmamos, “conclamamos todos os componentes da Arte Real a se aglutinarem, unindo-se a nós Militares Estaduais Maçons, para fortalecer as nossas colunas, expandindo a nossa fraternidade, buscando cada vez mais, e, incessantemente, o aperfeiçoamento do homem.

Acreditamos na família que consideramos a unidade fundamental da sociedade humana, buscamos através de nossa Confraria, estreitar estes laços, não só aproximando os Irmãos, como também nossos familiares, nossas cunhadas e sobrinhos, queremos com isso, criar em nosso Estado, um novo enfoque de Maçonaria participativa, em que todos persigam um objetivo comum, independente de Potência ou Regularidade.

“Não queremos, ser mais uma voz em clamor, e, sim, a voz que respeitada e ouvida, ecoará por todo o nosso Estado”.

Entendemos que a fraternidade consolida os ditames da vida, aproxima as pessoas e reforça o conhecimento.

Já dizia Paulo Coelho: “Procure ver o Mundo com os olhos do outro. Estamos tão centrados naquilo que julgamos ser a melhor atitude, que esquecemos algo importante: para atingir nossos objetivos, precisamos de outras pessoas. Portanto, é necessário não apenas observar o mundo, mas imaginar-se na pele dos outros, e saber como acompanhar seus pensamentos”.

Dentro dessa filosofia, invocamos as Luzes de nosso saudoso Irmão, Companheiro fraterno e Amigo que atendendo ao chamamento do Grande Arquiteto do Universo, partiu recentemente para o Oriente Eterno, e que de onde está, com certeza absoluta, regozija-se pela iniciativa, pois dele trazemos todo o ensinamento transmitido ao longo dos anos, sabendo que nossas idéias sempre convergiram em prol do bem e da fraternidade entre os Irmãos – trata-se do Sapientíssimo Confrade Irmão Ary Azevedo de Moraes, título que lhe conferimos “in memoriam”, que deixará gravado em todos os documentos produzidos em nossa Confraria, a frase que intitulou seu último livro editado: “Eu vi e vivi”. Parafraseando trecho da Carta Testamento do grande estadista Getúlio Vargas, diria: “Maçonaria eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”.

Além de agradecer a presença de todos nesta solenidade, não poderia deixar de dirigir alguns agradecimentos especiais aos Confrades Irmãos que acreditaram, em primeiro momento, na viabilidade da concretização da idéia, tratam-se dos meus diletos amigos e Confrades Fundadores Irmãos: Edson Fortes Rangel, Ênio Rodrigues Bastos, José Baptista dos Anjos, José Carlos Dias, Marco Aurélio Araujo Teixeira, Paulo Tavares de Lima, Waldir Vieira Cristovão e Walnir Lima Almeida.

Aos nossos grandes amigos e parceiros: Dílson Ferreira de Anaide e José Maria de Oliveira que na Direção da AME/RJ, franquearam estas belíssimas instalações, para que aqui pudéssemos fazer nossas reuniões, confraternizarmos com nossos amigos e quem sabe, aqui, fazermos novos Irmãos.

Naturalmente, temos agradecimentos especiais a dirigir. Primeiramente ao nosso queridíssimo, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, Confrade Irmão Enyr de Jesus da Costa e Silva, que entendendo a importância, os objetivos, os princípios e a seriedade de nossa Confraria, não se furtou a emprestar seu respeitabilíssimo nome para a destacada posição de ser o nosso Presidente de Honra, temos a certeza que doravante todas as nossas ações serão respaldadas, pela grandeza e magnitude de sua presença entre nós, portanto, representamos penhoradamente o agradecimento de todos os Confrades Irmãos que se sentem orgulhosos pela sua aceitação e sua profícua liderança.

Ao nosso querido Confrade Irmão Fundador Deputado Estadual Paulo Ramos que através de sua Assessoria, tem nos proporcionado todo o apoio material de que necessitamos para divulgarmos a nossa Confraria e chegarmos aos Irmãos, informando as nossas atividades.

Aos Confrades Irmãos Fundadores que em número significativo, compareceram à nossa Solenidade de Fundação, no dia 11 de novembro, que com suas presenças puderam tornar realidade e testemunhar, o sonho de alguns Militares Estaduais Maçons, em fortalecer as colunas desta irmandade que através de suas Corporações somam agora mais de duzentos anos de trabalho profícuo em prol da sociedade fluminense.

Quem sabe esta iniciativa que tomamos agora venha sedimentar-se e ser mais uma força em prol da luta desta sociedade na busca de mais igualdade e de oportunidades para os habitantes desta Cidade Maravilhosa.

À Confraria de São João, nossa coirmã e madrinha, na pessoa de seu ilustre Presidente Irmão Sivuca, pelo tanto que tem representado ao longo de seus mais de vinte anos de existência. Onde fomos buscar forças para a nossa iniciativa, onde fomos aprender como conduzir os trabalhos, onde fomos buscar os exemplos de correção de atitudes e honestidade de princípios, onde fomos finalmente adquirir toda a sabedoria para iluminar os nossos caminhos, desejamos que doravante, irmanados, possamos seguir trilhando caminhos próprios que nunca se afastem e que possam nos levar a atingir o que almejamos que é o fortalecimento de nossa Irmandade, ficam aqui os nossos sinceros e fraternos agradecimentos.

Encerrando, enfatizamos o convite a todos os presentes que compareçam, tragam seus familiares e amigos, para a nossa próxima reunião que será no dia 18 de dezembro (sexta-feira), às 13 horas, com almoço, aqui nesta Associação, onde estaremos realizando a nossa Confraternização Natalina e de despedida do ano de 2009.

Finalmente, agradecemos ao Grande Arquiteto do Universo que nos dá ânimo e que nos ilumina com as Luzes da Sabedoria, da Força e da Beleza, nos conduzindo, sempre, a trabalhos profícuos, legais, justos e perfeitos.

Damos por encerrada a Sessão.

 

Agenda Agosto - 2014

DIA 15 – ALMOÇO - COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇOM E DO DIA DOS PAIS

Agenda Completa de 2014

Em sua vida profana registramos sua participação efetiva no Governo do Pres Juscelino Kubitscheck, de quem foi Assessor Particular, foi proprietário do laboratório que produzia o medicamento “ Um Minuto”, ajudou a fundar a rede das Pioneiras Sociais, foi Tesoureiro da Cruz Vermelha Brasileira e funcionário do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, onde se aposentou.
Leia Mais...

- Ary Charuto -

Design Ojeda_Online